Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

MONTAGEM DE UMA PET SHOP

A montagem de um estabelecimento denominado "Pet Shop" inclui além dos produtos destinados a cães e gatos, salão de banho e tosa de pêlos, hotel, consultório veterinário. Estes são os serviços básicos que uma pet shop deve oferecer para ter sucesso. A implementação de outros serviços, como clínica veterinária, emissão de guias para viagem, registro de animais, entre outros são prestações de serviços que agregam muito valor a este tipo de comércio.

Os primeiros passos a serem dados por alguém que quer montar este tipo de estabelecimento são: gostar de animais e gostar de lidar com pessoas, pois vale lembrar que os produtos vendidos são para os animais, contudo os clientes pagantes são seus donos.

Os passos a serem seguidos para a montagem de uma pet shop de pequeno porte são os seguintes:

  • Pesquisa de região a ser implantado este comércio: Considera-se nesta pesquisa a população de animais existentes no bairro, poder aquisitivo dos habitantes, quantidade de lojas em um raio de um á dois Km.

  • Locação ou aquisição de um ponto comercial: deve ser um local de fácil acesso, com estacionamento preferencialmente, em região com concentração de animais domésticos. O tamanho deve ser o suficiente para uma boa circulação dos clientes, com locais separados para banho e tosa, hotel, e consultório veterinário; isolados do público.

  • Abertura de empresa comercial ou firma individual

  • Registro da empresa junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV): este registro deve ser feito na delegacia do conselho mais próximo da cidade que se localiza o estabelecimento. É exigido um Médico Veterinário como responsável técnico pelo pet shop.

  • Registro do Consultório junto ao CRMV: Neste caso consultório pode ser registrado em nome do veterinário responsável pelo mesmo ou no caso da loja deve constar no contrato social a atividade de consultório veterinário.

  • Material de trabalho: Deve ser adquirido um kit básico para banho e tosa, material para consultório veterinário, 04 gaiolas (no mínimo) para acomodação dos animais em espera para tosa, vasilhas de alimentação, além dos materiais contábeis e de escritório, se necessário.

  • Construção de um canil e gatil de alvenaria para o hotel.

  • Compra de produtos/estoque: Os produtos a serem comercializados na loja vão variar de acordo com o perfil do cliente que atendemos. Por exemplo: Uma pet shop onde a maior parte dos clientes são pequenos cães e gatos não terá boa comercialização de sacarias grandes de ração. Os produtos são muito variados, sendo disponíveis no mercado desde nacionais a importados. Inicialmente não se deve comprar grandes quantidades, pois é bom observar primeiro qual é a demanda de clientes e o que este cliente quer.

  • Contratação de funcionários: Uma pet shop pequena com banho e tosa, hotel e consultório veterinário deve contar com um atendente de balcão, um tosador e banhista, um Médico veterinário e no caso do hotel o funcionário de balcão pode revesar com o proprietário se possível ou então se deve ter um funcionário exclusivo para o hotel, principalmente quando houver a lotação total do mesmo. Preferencialmente estes funcionários devem ter experiência ou receber treinamento específico para cada atividade.

    A atividade de comércio de produtos para animais esta em franco crescimento. Contudo como todo o empreendimento que se inicia deve ser feito com carinho e dedicação. Em se tratando de "Pet Shop" vai além disso, porque deve-se gostar de seres vivos que não se expressam pela nossa linguagem falada ou corporal, mas por uma linguagem própria onde o amor e o respeito se manifestam através de latidos e miados.

    Dra. Antonieta Marques Caldeira - Médica Veterinária
    Domvet Consultoria Veterinária S/C Ltda.
    Fone/Fax: +55 (11) 5063-3212
    www.domvet.com.br - e-mail: domvet@domvet.com.br

    voltar...