Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Dogue Alemão

É impossível se manter indiferente diante de um Dogue Alemão. Seu porte majestoso, que impressiona adultos e crianças deu-lhe o sugestivo nome de "Apolo dos Cães".

O temperamento do Dogue Alemão, apesar de todo seu tamanho, é extremamente equilibrado e não se mostra um cão agressivo. Adora crianças e convive muito bem com outros cães.

O Dogue Alemão tem uma noção muito forte de territorialidade. Ele considera "seu território" todo e qualquer lugar onde esteja seu dono, seja uma casa ou mesmo um carro. No entanto, ele só dá o alarme, latindo sem atacar, a não ser que haja uma reação mais agressiva por parte do intruso.

Essa mistura de cão de companhia e segurança fazem do Dogue Alemão um cão mais do que versátil.

ORIGEM

São considerados antepassados do atual Dogue Alemão os antigos "Bullenbeisser" assim como os "Hatz-und-Saur,den" (cães usados na caça ao javali), que se situavam entre os poderosos mastiff ingleses e um cão de guarda ágil e rápido. O termo "Dogge" foi aplicado, a princípio a todos os cães grandes e fortes, que não pertenciam, necessariamente a uma raça em particular. Mais tarde, foram uilizados nomes especiais, tais como "Ulmer Dogge", "Dogue Inglês", "Dinamarquês" definindo diferentes tipos de cães de acordo com a cor e tamanho.


No ano de 1878 foi formado, em Berlin, um comitê composto por sete membros entre criadores e juízes de cães, sob a presidência do Dr. Bodinus. Este Comitê tomou a decisão de classificar todas as variedades mencionadas anteriormente dentro do conceite de "Deutsche Doggen" (Dogue Alemão). Desta maneira, foi denominada a criação de uma raça independente. No ano de 1880, durante uma exposição realizada em Berlin, foi criado o primeiro Padrão para o Dogue Alemão. Desde então este padrão tem sido controlado pelo "Deutscher Doggen-Club 1888 e V" e alterado em alguma vezes através dos anos.A versão atual está em conformidade com os padrões da FCI (Federação Cinológica Internacional).

APARÊNCIA GERAL

A aparência nobre do Dogue Alemão é uma combinação de força, elegância e majestade, com um corpo bem formado, alto e forte. Possue uma constituição robusta aliada à nobreza e uma silueta bem proporcionada, assim como uma cabeça muito expressiva que impressiona o espectador como se admirasse uma nobre escultura. Por isso é considerado o Apolo entre todas as raças caninas.

Seu porte gigante exige algumas medidas, segundo o padrão oficial da raça. Os machos devem ter altura mínima de 80 cm de cernelha e as fêmeas, um mínimo de 72 cm (a cernelha é o ponto de encontro entre o pescoço e a linha superior). Pede-se que sejam o mais quadrado possível, principalmente os machos.

VARIEDADE DE CORES E CRIAÇÃO


O Dogue Alemão, devido às suas variedades, está dividido em três raças dentro de uma só. Isso porque, não é permitido o cruzamento entre as três variedades distintas que são:

Dogue Alemão Arlequim e Preto:
Arlequim - Chama-se Arlequim o cão que possui a cor de fundo em branco puro, de preferência em cada marca, manchas preto profundo, bem distribuídas sobre todo o corpo, estas manchas possuem formato irregular. As manchas acinzentadas ou amarronzadas são indesejáveis.
Preto (Preto de Arlequim) - Preto profundo. Manchas brancas são permitidas e ocorrem, geralmente, no peito e nos pés. Chama-se de mantado o cão que possui o manto todo negro no dorso, as laterais do focinho, o pescoço, peito, ventre, pernas e ponta da cauda brancas.

Dogue Alemão Dourado e Trigrado:
Dourado - Cor dourado claro até dourado escuro. É desejável uma máscara preta. Manchas brancas em qualquer local são indesejáveis.
Tigrado - Cor de fundo dourado claro até dourado amarelo, com listras pretas claramente definidas e de igual espessura, na direção das costelas. A máscara preta também é desejável bem como manchas brancas em qualquer localização não são permitidas.

Dogue Alemão Azul e Negro:
Azul - Cor Azul-Aço puro. Manchas brancas, pequenas, no peito e patas são permitidos.
Negro (Preto de Azul) - Preto profundo. Manchas brancas, pequenas, no peito e patas são permitidos.

Diferença entre o PRETO (Preto de Arlequim) e NEGRO (Preto de Azul) - As diferenças apresentadas entre estas duas cores baseiam-se somente no fato de que o Preto de origem Arlequim possui manchas brancas no corpo, bem como a variedade "mantada". Já no Preto de origem Azul as manchas brancas apresentadas são as menores possíveis e a variedade mantada não é obtida nesta criação.

Cruzamentos Permitidos e Resultados destes cruzamentos

Cores dos Pais
Arlequim x Arlequim
Arlequim x Preto
Preto x Preto

Dourado x Dourado
Dourado x Tigrado
Tigrado x Dourado

Azul x Azul
Azul x Negro
Negro x Negro
Cores dos Filhotes
Arlequim, Preto e Mantado
Arlequim, Preto e Mantado
Arlequim, Preto e Mantado

Dourado
Dourado e tigrado
Dourado e tigrado

Azul
Azul e negro
Azul e negro


CUIDADOS BÁSICOS E SAÚDE

Por ser um cão de grande porte, ele precisa de um bom espaço para se exercitar, principalmente quando filhote, pois seu crescimento é notado quase que diariamente. O piso onde o filhote vive deverá ser áspero para que o mesmo não tenha problemas de aprumos, acarretando deformações em sua estrutura óssea. Ademais, ele é um cão que não exigirá cuidados rígidos sendo muito resistente a doenças.


Seu pelo curto e liso não requer maiores cuidados. Basta um bom banho e uma escovação para que o cão mantenha-se sempre bonito.

Quando se optar pela operação de colchotomia (corte de orelhas), faça-a até o limite de 70 dias de vida de seu filhote mas lembre-se que é uma cirurgia puramente estética, não interferindo, de nenhuma maneira, em melhor audição ou menor incidência de otites

Para que se evite a "torção gástrica" (torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal), que é relativamente comum em algumas raças de cães de grande porte, deve-se oferecer alimentação adequada dividida em duas ou três vezes ao dia, bem como evitar que o animal beba grande quantidade de água, corra ou pule após a alimentação.

A expectativa de vida de uma dogue alemão é de cerca de 10 anos.

CURIOSIDADES

A raça ganhou fama através dos desenhos do Scooby Doo mas, as semelhanças entre o desenho e o animal ficam somente na aparência física. No temperamento, o Scooby Doo em nada lembra o "Apolo dos Cães". Segundo o criador do personagem, Iwao Takamoto, ele o fez exatamente como o oposto de um Dogue Alemão campeão. O personagem é medroso e assustado. O Dogue Alemão não. Ele sabe se impor quando necessário.



Os cães apresentados nesta páginas são de criação dos Canis

CANIL CÃES DE JURÉA
Azul e Negro



Prop. Denise Perim
Fone: (11) 6671.2213
São Paulo - SP

DRAGON CANHOTO'S KENNEL
Arlequim, Preto e Mantado



Prop.: Ademir e Maristela Canhoto
Fone (11) 4612.6302
Cotia - SP
e-mail: maristela@jmcsa.com.br

CANIL PER TOSCHI
Dourado e Tigrado



Prop.: Heleny Toschi
Fone (11) 492.3913
Cotia - SP
e-mail: pertoschi@uol.com.br