Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

AMERICAN PIT BULL TERRIER

HISTÓRICO

No início do século XIX, criadores na Inglaterra, Irlanda e Escócia iniciaram cruzamentos tentando obter um cão que aliasse a esportividade e agilidade de alguns terrier com a resistência e atleticidade, além do fisco poderoso do antigo Buldogue Inglês. Como resultado obtiveram, então, um cão atraente e peculiar que agrada a todos que procuram um companheiro, amigo fiel, confiável, carinhoso e que reúne em si virtudes de um grande guerreiro: resistência, coragem indomável e gentileza com os que ama.

Levados logo aos EUA estas cruzas de Bulls e Terriers, os chamados Staffordshire Bull Terrier passaram por nossos cruzamentos para aumentar de tamanho. Criadores voltados para temperamento lutador destes cães obtiveram o seu reconhecimento com o nome American Pit Bull Terrier (APBT), em 1898, pelo UKC - United Kennel Club. As exposições de beleza como um novo objetivo para a criação aliado ao trabalho de alguns proprietários de Pit Bull interessados em aperfeiçoar a sua estrutura física e obter maior controle de seu temperamento faria surgir o American Staffordshire Terrier. Em 1936 os cães resultantes desta criação foram reconhecidos pelo AKC - American Kennel Club com o nome de Stafforshire Terrier (sem o "Bull" para diferenciá-los do ancestral inglês). Em 1972, receberam a denominação American Staffordshire Terrier e são agora reconhecidos também pela FCI - Federação Cinológica Internacional.

Tido como o "cão mais poderoso por cada centímetro de seu corpo", dentre todas as raças APBT causou mais controvérsias e teve uma divulgação pior que qualquer outra. O fato é que o termo "PitBull" se referia a um grupo de raças e não particularmente ao APBT.

O APBT é afetuoso, dócil e facilmente treinável. Seu amor e fidelidade ao dono e à sua família humana, faz com que venha a reagir rápida e energicamente quando se sente ameaçado.

APARÊNCIA GERAL

O APBT é um cão de porte médio, corpo quadrado, constituição sólida, pelagem curta e musculatura bem definida, Além de ser poderosa e atlética esta raça devem possuir refinamento e dignidade. O APBT se apresenta em todas as cores e marcações e é importante ao seu julgamento observar a harmonia entre as partes de sua anatomia e equilíbrio de seu temperamento. Cães agressivos e incontroláveis vem sendo retirados de reprodução para que esta não sofra restrições.

CARACTERÍSTICAS

Há muito tempo admirado por sua coragem, resistência, disposição para obedecer a seu dono e alegria de viver, o APBT se tornou uma das raças mais populares, mas ainda não é um cão para qualquer pessoa.

Ter um Pit Bull requer responsabilidade, muito afeto e adestramento para fazer aflorar as melhores características do cão e torná-lo um exemplo.

O alto grau de inteligência e sua vontade de trabalhar fazem do APBT um dos cães mais versáteis do mundo que conseguiu criar um consenso entre os criadores e donos que é a fidelidade à raça. Nenhuma outra tem tanta exclusividade dos donos como o APBT.

Por seu eterno desejo em agradar o dono, o Pit Bull aprende com facilidade qualquer tarefa. Mas embora companheiros ideais, precisam de comando firme até que saibam o que o seu dono espera deles.

Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto é extremamente indesejável. Futuros compradores da raça devem evitar filhotes que não demonstrem afeição por pessoas.




COMO ADQUIRIR UM FILHOTE DE ÓTIMA QUALIDADE

O filhote deve ser brincalhão, corajoso e muito valente. Uma boa dica é levar uma bolinha ou pedir aos donos dos filhotes um pedaço de pano velho para ver qual filhote está mais desinibido.

O corpo do filhote deve ser robusto com peito largo, dorso reto, traseira larga e cauda grossa; deve ter aparência saudável e inquieta com pêlos brilhantes e pesando mais do que seu tamanho aparenta.

Evite comprar um filhote pela cor, escolhendo sempre pelo temperamento desejado. A melhor dica é analisar como os pais são, pois os filhotes tendem a ser muito parecidos com eles tanto em temperamento como em estrutura.

EDUCAÇÃO E ADESTRAMENTO

A educação e adestramento do cão diferem essencialmente da educação que se ministra a uma criança. Não é diferente com o cão. Meninos não aprendem com pancadas, e quando aprendem, aprendem torto. Mas com amor aprendem certo. Assim o cão não deve apanhar nunca, e muito menos no período de adestramento. Comandos energéticos, atitudes definidas, nenhuma hesitação sim o adestrador deverá adotar. Aprendem, mas exigem paciência maior. Aliás, a paciência tem de ser a virtude principal do adestrador, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Tanto quanto as pessoas, cães e também aprendem boas maneiras. Aprende a manter-se polido em todas as ocasiões, como aprende a portar-se bem. É verdade que não se deve impor disciplina muito rígida a cães muito alegres; e se a intenção é adestra-lo, tem que se cuidar para não ser dominado por ele. Um cão tende a captar nosso real estado de espírito e se defendem ou tiram proveito disso.

CRUELDADE: AS RINHAS DE PIT BULL

Essa prática era bastante difundida no século passado, principalmente na Inglaterra, quando surgiram trabalhos para criar um "supercão" de brigas contra touros. Infelizmente, embora proibidas no Brasil, ainda atuam ilegalmente em alguns locais, apoiadas em proprietários desleais e infiéis com seus cães.

O APBT por sua força ainda é perseguido por simpatizantes desta prática cruel, que não enxergam que toda resistência do ABPT é associada a muito amor, gentileza e docilidade.

Nunca incite seu filhote contra outros cães ou pessoas e jamais o envolva em brigas, será a pior e talvez a última prova de amor que você pode dar a ele.

"Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade"

                                                                                                        Leonardo Da Vinci


Esta matéria é de responsabilidade de Daniela Beviani, proprietária do Pet Shop Best Friends.
Rua Conselheiro Saraiva, 930 - Fone: (11) 6971-3356 / 6978-4780
Os Cães fotografados são de propriedade do Canil "Tortorelli Pit Bull Kennel"